ESPORTE
32º edição do Campeonato de Paraquedismo das Forças Armadas é realizado na EEAR
A Escola de Especialistas de Ae
ronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), sediou, no período de 10 a 17/09, o 32º Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas. Organizado pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), o evento teve como objetivo selecionar a equipe representativa do Brasil que disputará o 47º Campeonato Mundial Militar de Paraquedismo do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), programado para novembro, em Doha, no Qatar.
A cerimônia de abertura ocorreu no dia 10/09 e foi presidida pelo Presidente da Comissão de Desportos do Exército, General de Brigada Ricardo Augusto Montella de Carvalho. O Oficial-General foi recebido pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson Rodrigues de Carvalho. Na ocasião, a Atleta mais laureada da competição, Sargento Cássia Bahiense Neves, da Equipe Falcões, da Força Aérea Brasileira (FAB), proferiu o “Juramento do Atleta”, repetido po
r todos os competidores.
Cerca de 100 militares participaram da competição, incluindo 27 atletas, homens e mulheres, integrantes das Equipes de Paraquedismo Netunos da Marinha do Brasil (MB), Cometas do Exército Brasileiro (EB) e Falcões da Força Aérea Brasileira. Os competidores disputaram provas de Formação em Queda Livre (FQL), Estilo e Precisão de Aterragem.
Na modalidade FQL, os paraquedistas saltam de aproximadamente 4.000 metros e devem formar, em 35 segundos, o maior número possível de figuras previamente selecionadas pela organização. Durante o salto, o atleta chega a atingir uma velocidade
de quase 200 km/h. Na modalidade Precisão, a equipe salta de 1.200 metros com o objetivo de atingir, individualmente, um alvo no solo de apenas dois centímetros de diâmetro, utilizando um dos calcanhares. Já na modalidade Estilo, o paraquedista abandona a aeronave a 2.130 metros de altura e realiza uma sequência de manobras com quatro curvas de 360 graus para ambos os lados, além de dois “loopings”.
O Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Joelson, destacou a relevância do campeonato para as Forças Armadas. “Ser atleta e se dedicar ao esporte é um desafio ainda maior, então por isso eu parabenizo cada um dos senhores e senhoras que se dedicam ao esporte”, pontuou.
A solenidade de encerramento, realizada em 17/09, foi presidida pelo Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil e Diretor do Departamento de Desporto Militar, General de Divisão Paulo Afonso Bruno de Melo, que destacou o papel da FAB no sucesso da competição. “Registro meu mais profundo reconhecimento à Força Aérea Brasileira, que, com a acolhida nesta tradicional Escola de Especialistas e o apoio de suas aeronaves militares, foi decisiva para o êxito deste campeonato. Agradeço também à Comissão de Esportes do Exército, relatora da modalidade, pela condução firme e pelo apoio à coordenação do evento. Todos já são vencedores por representarem com honra suas organizações militares e projetarem o vigor do desporto militar brasileiro. Que a camaradagem, a ética, a integração e o espírito desportivo inspirem os atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial Militar em Doha, e que Deus continue a proteger cada um de nós”, afirmou o General.
Fotos: Sargento Flávio Lopes/ EEAR
